Câmara de turismo do APL Agrotech celebra parceria pública no Núcleo ETC
O evento também comemorou os 30 anos da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e os 10 anos do Observatório de Turismo do Estado de São Paulo
O Observatório de Turismo do Estado de São Paulo (Oturesp), programa de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou, na tarde de 30 de maio, evento aberto para celebração de parceria entre o arranjo produtivo local “APL Agrotech” e o município de interesse turístico de Araçoiaba da Serra.
O “APL Agrotech”, no âmbito de sua câmara de turismo, dará início ao desenvolvimento de projeto piloto de turismo no município de Araçoiaba da Serra, a partir do compartilhamento de informações entre os atores envolvidos diretamente com o APL – Parque Tecnológico de Sorocaba, Agência Inova Sorocaba, Sebrae e UFSCar – e a prefeitura municipal de Araçoiaba da Serra.
Formado em junho de 2021, o “APL Agrotech” contempla outras sete cidades (Ibiúna, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, São Roque e Sorocaba) e teve sua primeira etapa de planejamento concluída em maio. Com relatório consolidado sobre as atividades realizadas até o momento, indica, entre outras oportunidades diagnosticadas, um vetor para o desenvolvimento do turismo em área rural, com a participação de produtores rurais, voltado ao receptivo do cicloturismo. “E o efetivo envolvimento de Araçoiaba da Serra com o “APL Agrotech” resulta na proposta do Oturesp em inaugurar a próxima etapa oferecendo o conhecimento das ferramentas de gestão necessárias para o desenvolvimento deste projeto piloto na cidade”, afirmou a Profa. Dra. Telma Darn, coordenadora do Oturesp, durante o evento realizado.
O prefeito de Araçoiaba da Serra, José Carlos de Quevedo Júnior, enfatiza o “interesse da gestão municipal em fazer com que esse projeto dê certo e que ele colha bons frutos”. E para o secretário de turismo da prefeitura de Araçoiaba da Serra, Marcos Antônio Pardim, “Todo o esforço será feito para que a nossa cidade seja um exemplo para as demais com esse projeto piloto”.
O deputado federal Vitor Lippi ressaltou que “Se tem alguma coisa muito importante para a sociedade é quando o governo consegue se organizar, se unir com as universidades, com empreendedores, para promover um futuro planejado”.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, declarou que “O agro é um setor extremamente importante que o setor de desenvolvimento e inovação deve acompanhar. Temos mais de 700 produtores inscritos e agora estaremos mais próximos de Araçoiaba da Serra”.
30 anos de Proex
A ocasião também foi oportunizada para comemorar os 30 anos da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. A Pró-Reitora de Extensão Profa. Dra. Ducinei Garcia destacou o histórico da Extensão no campus Sorocaba, com contribuições nas seguintes áreas: saúde; direitos humanos e justiça; educação; cultura; meio ambiente; tecnologia e produção; trabalho; comunicação; e multidisciplinar. A professora também destacou os números envolvidos: 167 atividades da extensão integradas ao ensino e à pesquisa alcançando 460 concluintes; 151 atividades de consultoria e assessoria, impactando cerca de 90 mil pessoas; 477 cursos de formação inicial ou continuadas, para 21 mil pessoas; e 512 eventos de caráter acadêmico ou cultural voltados a 180 mil pessoas. Em Sorocaba, um dos espaços conceituais da Extensão é o Núcleo de Extensão, Tecnologia e Cultura, o Núcleo ETC.
O evento também exibiu mensagens gravadas de pró-reitores de Extensão de gestões anteriores. Elas ressaltam a importância dos programas de extensão para produzir o conhecimento e torná-lo acessível, com foco na resolução dos problemas, intervindo na melhoria da sociedade.
10 anos de Oturesp
O terceiro tema da reunião foi a comemoração dos 10 anos do Observatório de Turismo do Estado de São Paulo, um programa de extensão do Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (Núcleo ETC), que reúne dados, monitora e analisa o desempenho do turismo no estado de São Paulo e pretende subsidiar ações de gestores e empreendedores do turismo.
A professora Telma Darn produziu para a ocasião dois breves vídeos que expõem a estrutura e finalidade do Núcleo de Extensão em Sorocaba e do Observatório de Turismo do Estado de São Paulo a fim de que sejam amplamente conhecidos e usufruídos pela universidade e pela sociedade.
No vídeo do Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura apresenta o espaço conceitual criado para a realização das atividades de Extensão, ressaltando a importância da conexão entre a universidade e a comunidade na qual está inserida para a produção do conhecimento e melhoria da sociedade.
No vídeo do programa de Extensão “Oturesp” apresenta objetivamente a metodologia de trabalho do observatório, seu escopo, missão e estrutura, comentando a importância dos indicadores para a gestão de empreendimentos e de municípios.
Profa. Dra. Telma Darn, coordenadora do Oturesp e do |
Profa. Dra. Ducinei Garcia, Pró-Reitora de Extensão da UFSCar |
Sr. José Carlos Quevedo, prefeito do |
Sr. Marcos Antonio Pardim, secretário de |
Sr. Nelson Tadeu Cancellara, presidente do |
Sr. André Santos, diretor da agência Inova Sorocaba |
Dr. Vitor Lippi, deputado federal |
Sra. Iara Bernardi, presidente da comissão |
Sr. Márcio Carrara, secretário de educação da |
Profa. Dra. Karina Martins, diretora do campus Sorocaba da UFSCar |
A Sra. Marimar Guidorzi, coordenadora do APL Agrotech |
Ao centro a Profa. Dra. Carla Regina Silva e o |
Auditório da sessão especial da câmara de turismo do APL Agrotech |
A Pró-Reitora de Extensão Profa. Dra. Ducinei Garcia |
|
Mimo de agradecimento aos participantes da mesa |