No Dia Internacional do Associativismo, 1º de Julho, o Oturesp comemora sua participação no APL Agrotech

Este dia 1º de julho, no qual se comemora o Dia Internacional do Associativismo, é um dia bastante significativo para o Arranjo Produtivo Local "APL Agrotech”.
Hoje, o APL Agrotech comemora a entrega da conectividade dos produtores rurais de São Miguel Arcanjo à rede mundial de computadores. Este projeto piloto viabilizado com o apoio do CPQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – sediado em Campinas, transbordará para outros municípios do APL Agrotech: São Roque, Ibiúna, Piedade, Pilar do Sul, Itapetininga, Araçoiaba e Sorocaba, e para outros municípios que estão aderindo ao APL, como Salto de Pirapora e Tapiraí.
“A conectividade dos proprietários rurais à rede mundial de computadores é um resultado efetivo do que buscamos realizar com os arranjos produtivos: um salto qualitativo a favor do desenvolvimento econômico e social”, diz Marimar Guidorzi, coordenadora dos Arranjos Produtivos Locais ancorados no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Para a Profa. Dra. Telma Darn, Coordenadora do Núcleo de Extensão da UFSCar Sorocaba, “Os APLs são a melhor forma de reunir esforços no mesmo tema para obtenção de vantagens competitivas para empresas, instituições e municípios, gerando desenvolvimento local, regional, a partir da criação de empregos e melhoria da renda. E, em termos sociais, verificamos a dignidade do cidadão gerada pela força do seu trabalho, porque traz a ele as condições para que se sinta pertencente à sua comunidade, integrando também a sua família.”

Resultado da união

O APL é uma forma de atuação coletiva, de organização da cadeia produtiva de setores da economia.
A união se dá a partir dos interesses comuns na busca dos objetivos, sejam eles gestão de compras, comercialização, legislação, os mais diversos, a depender do que o grupo enfrenta de problema, cada qual dentro da sua realidade.
“O turismo pode agregar valor para vários grupos em diferentes interesses”, afirma a professora Telma.
No caso do APL Agrotech, a partir das reuniões dos vários interesses apresentados pelos produtores rurais, pelos agentes públicos e parceiros, formou-se a câmara temática do turismo. E o planejamento estratégico com foco no turismo identificou a oportunidade de agregar valor às propriedades rurais a partir de um projeto piloto de cicloturismo, a ser implantado inicialmente em Araçoiaba da Serra. Veja matéria sobre a entrega do projeto aqui.
“Também a UFSCar se alegra nesta participação em contribuir com a sociedade, pois cumpre com uma de suas funções, a de realizar estudos aplicados por meio da extensão universitária, com soluções de desenvolvimento para todos”, completa a professora Telma.

APL_Telma.jpeg

Profa. Dra. Telma Darn