UFSCar, Parque Tecnológico de Sorocaba e Prefeitura de Araçoiaba da Serra lançam ciclorrotas

Proposta é estimular o desenvolvimento regional a partir do cicloturismo

No próximo dia 8 de julho, o Observatório de Turismo do Estado de São Paulo (Oturesp), iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Sorocaba, em conjunto com o Parque Tecnológico de Sorocaba e a Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra, parceiros no projeto Rota Agro do APL Agrotech, lançam as Ciclorrotas Esconderijo do Sol (de 36km de extensão) e Horizonte Perdido (com 22km). O lançamento será às 9 horas, na Praça Central Coronel Almeida, em Araçoiaba da Serra.

O Oturesp iniciou suas atividades em 2013 com a missão de ser um instrumento social, facilitador de gestão e debate na área do turismo. Nos anos de 2022 e 2023, desenvolveu atividade extensionista junto ao Arranjo Produtivo Local (APL) Agrotech, com objetivo de estudar as potencialidades dos municípios em planejar, utilizar e gerenciar de forma sustentável os recursos turísticos.

O APL Agrotech, coordenado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba, atualmente conta com a adesão de mais de 700 produtores rurais entre unidades produtivas, associações e cooperativas em 12 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba e Tapiraí.  Vários parceiros também colaboram no APL, entre eles a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp); o Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), a Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), o Centro Universitário Facens, o Sebrae, a Embrapa, além da própria UFSCar.

No escopo desse APL, as atividades turísticas foram identificadas como possíveis potencializadoras do desenvolvimento local, e capazes de agregar valor aos produtores rurais, o que resultou na criação do projeto Agrotech-TUR, configurado como uma Câmara Temática de Turismo (CTTUR). Entre os principais objetivos estão identificar, mapear, analisar e criar produtos e soluções aplicadas para o avanço e incremento do turismo rural e do agroturismo nos municípios participantes do APL.

Com recursos de emenda parlamentar do Deputado Vitor Lippi (PSDB), junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o projeto é coordenado pela professora Telma Darn, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba da UFSCar e gestora do Oturesp, e conta com o apoio técnico da bacharel em Turismo Regina Miranda, bolsistas e diversos colaboradores.

Na CTTUR, com a presença de vários atores do setor de turismo dos municípios que integram o APL, foi feito o mapeamento do período das colheitas nesses territórios e o levantamento das festas e representações religiosas tradicionais, o que resultou no Calendário Regional de Eventos, como impulsionador do turismo cultural, entregue em janeiro deste ano.

Também foi diagnosticada a necessidade de planejamento ou ordenação de atividades ciclísticas, tendo em vista, que elas já estavam acontecendo nos territórios analisados, com ou sem a participação dos gestores. Junto a outros projetos em curso no APL e com os documentos e experiências obtidos durante reuniões, foi identificada a oportunidade de desenvolvimento de projeto piloto de implantação de ciclorrotas em Araçoiaba da Serra, oficializado em 30 de maio do ano passado, para futuros desdobramentos junto aos demais municípios.

“Depois de um ano de intensos trabalhos, muitos estudos e visitas às rotas e propriedades no município de Araçoiaba da Serra e com a grande contribuição de várias pessoas, chegamos à etapa de entrega de mais este produto, na expectativa de que os resultados deste projeto piloto possam incentivar os demais municípios na multiplicação de ciclorrotas e do cicloturismo, colaborem com os produtores rurais e contribuam com o desenvolvimento do turismo na região”, destaca Telma Darn.