Participação dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba nos guias turísticos do site do Estado de São Paulo: análise e proposta
A divulgação de destinos turísticos por meio da internet pressupõe o uso de tecnologias disponíveis e amplamente acessíveis desde os anos noventa, incorporáveis às plataformas digitais e a uma vasta gama de táticas de comunicação. Com a interatividade característica das ferramentas digitais, a divulgação pode se desenvolver com um diálogo em cadeia, partindo de fornecedores e ofertantes de produtos turísticos aos viajantes e vice-versa. Analisar como os recursos tecnológicos e essa interatividade vem se dando em benefício do turismo na Região Metropolitana de Sorocaba foi o objetivo deste trabalho. A partir da análise qualitativa dos guias turísticos publicados no site da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo levantaram-se a representatividade dos municípios da região e as estratégias atuais para apresentação dos seus atrativos. Identificada a não correspondência dos objetos e métodos dos guias publicados com os conhecidos montantes de investimentos turísticos feitos pelo Estado na região e, sabendo-se da notória potencialidade da oferta turística a ser explorada, apresenta-se uma solução aplicada para absorção das ferramentas tecnológicas disponíveis voltadas para abertura de canais de comunicação que podem motivar a busca de informações turísticas e realmente incentivar o guiamento de turistas mediado digitalmente.
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